quinta-feira, 7 de julho de 2011

Caracterização

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São Bartolomeu abriga 70% dos condomínios horizontais no DF, a maioria deles ocupando áreas com restrições ambientais, consideradas particularmente sensíveis à perturbação humana, como áreas de preservação permanente. Isso resulta da intensificação dos loteamentos irregulares, devido à crescente pressão por áreas habitacionais e ao aumento descontrolado da população do DF dos últimos anos.

A área possui duas regiões geomorfológicas bem evidenciadas: a região de chapadas, que é caracterizada por uma topografia com declividades entre 0 e 10%, constituída por latossolos vermelhos álicos a latossolos vermelho-amarelos, sendo o solo adequado para fins de agricultura e urbanização e a região de dissecação de vale, que ocupa a maior parte da área estudada, onde predominam os cambissolos, localizados nas zonas de maior declividade ,> 10% (Silva et al ,2007).


A área em estudo está inserida do Bioma Cerrado e apresenta as seguintes fitofisionomias:
  • Cerrado (sensu stricto) -vegetação de árvores baixas (4 - 6 m de altura) espaçadas, com a presença de arbustos, semi-arbustos e gramíneas no substrato inferior;
  • Campo cerrado - árvores mais raras e maior freqüência de arbustos, gramíneas e herbáceas;
  • Campo sujo - presença de arbustos e dominância da camada herbáceo-graminosa;
  • Campo limpo - vegetação graminóide e herbácea abundantes, com altura de aproximadamente 1metro;
  • Mata de galeria (mata ciliar) - localiza-se geralmente nos fundos dos vales,com altura média do estrato arbóreo entre 20 e 30m, não apresentando caducifolia durante a seca; e
  • Veredas - a paisagem apresenta a palmeira arbórea buriti (Mauritia flexuosa) emergente em meio ao estrato arbóreo ou herbáceo homogêneo.
De acordo com Neto et al (2010) as classes de vegetação natural correspondem a quase 50% da área e os “Corpos d’água” representam 11ha, menos de 1% de área ocupada. As classes antropizadas são constituídas de solo exposto, área urbana, cerrado degradado e agricultura, ou seja, todos diretamente relacionados com o uso da ação humana, atividades em que a vegetação não se encontra mais em seu estado natural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário