segunda-feira, 11 de julho de 2011

Introdução

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de Unidade de Conservação, voltada para a proteção de riquezas naturais que estejam inseridas dentro de um contexto de ocupação humana. O principal objetivo é a conservação e a utilização racional dos recursos naturais, colocando em segundo plano, a manutenção da diversidade biológica e a preservação dos ecossistemas em seu estado original. A APAs foi inspirada originalmente nos Parque Naturais de Portugal, tendo concepções semelhantes às dos Parque Nacionais da Inglaterra e "Landschaftsschutzgebiet" da Alemanha.
A característica marcante das APAs é a possibilidade de manutenção da propriedade privada e do estilo de vida tradicional da região, onde programas de proteção à vida silvestre podem ser implantados sem haver necessidade de desapropriação de terras. Esta estratégia é compatível com a realidade brasileira, uma vez que a falta de recursos financeiros para a desapropriação de terras limita a implantação e consolidação de outros programas de conservação.
  A bacia do rio São Bartolomeu vem sofrendo um processo intensivo de ocupação do solo, com uma forte participação das atividades agropecuárias, mineradoras e principalmente, pelos parcelamentos de solo. A ocupação territorial desordenada, com a rápida transformação de áreas rurais em loteamentos com características urbanas, promoveu intensa perda da vegetação natural, além da impermeabilização do solo. Cerca de 70% de sua área é ocupada por formações campestres e atividades agropecuárias e cerca de 4% da área é urbanizada.
Devido a esse processo intensivo de ocupação, por atividade agropecuárias, mineradoras e especialmente pelos conjuntos habitacionais já existentes e que continuam a se expandir , esta APA torna-se muito vulnerável a incêndios florestais, já que a maioria tem como principal fator de inicio a ação humana, necessitando de um plano de combate a incêndios muito bem estruturado, com métodos eficazes de combate e prevenção a incêndios além conscientização e educação dos habitantes que moram ao redor da APA bem como os trabalhadores rurais que trabalham dentro da APA , para que saibam prevenir e combater o fogo de maneira simples, eficaz e barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário