domingo, 10 de julho de 2011

Plano de Prevenção

“Compreende um conjunto de atividades cujo objetivo é reduzir ou anular a probabilidade do incêndio começar, assim como limitar sua propagação caso ele ocorra.”
No Brasil, segundo dados da EMBRAPA (2002), estão ocorrendo em torno de 300.000 focos de incêndios florestais e queimadas por ano.
Na Região Centro-oeste houve um incremento de 37% dos focos do país em 1997 para 48% em 1999.
O que se nota é que o problema dos incêndios florestais no Brasil está concentrado principalmente em regiões definidas de avanço de fronteiras agrícolas no Arco do Desflorestamento.
Existem muitas vertentes , técnicas e métodos para a prevenção de incêndios florestais,nessa seção iremos tratar das principais.
Conscientização da População:
Como a maioria dos incêndios florestal se inicia devido a atividade humana por perto da área, a conscientização da população é um aspecto muito importante a ser trabalhado. Esse fator pode ser trabalhado através de palestras, folhetos, cartilhas, placas, painéis e meios de comunicação de massa.
Vigilância:

Tem por finalidade detectar o foco de incêndio no estágio inicial e acionar, imediatamente, o serviço de combate para debelar o fogo. Outro objetivo importante da vigilância e a fiscalização da área, a fim de impedir a ação de pessoas estranhas.
Meios visuais:
Vigilância local por rondas: a pé, cavalo, viaturas;
Cooperantes: vizinhos, anônimos, polícia rodoviária, funcionários (melhor distribuição moradias);
Torres de observação: torres metálicas, binóculo, mapa e rádio;
Pontos de observação: observadores com binóculos e rádio em pontos estratégicos.
Aérea: cobertura uniforme, flexível, porém descontinuada e de alto custo.
Não visuais:
Sensores de calor infravermelho: acoplados a aeronaves, câmeras de filmagem ou satélites;
Brasil: sensores orbitais por raios infravermelhos (INPE/IBAMA);
Câmeras fixas: imagens transmitidas para a central de informações;
Sistemas de detecção integrados: meios visuais e não visuais.
Aplicação da Legislação e Regulamentação do Uso do Fogo:
A aplicação e fiscalização da legislação também é um fator de suma importância, não só para a prevenção de incêndios mas para tudo nesse país, estamos com leis apenas nos papeis, mas estas precisam ser cumpridas, e divulgadas para a população.
Controlarmos como fogo é usado é fundamental para que o uso do fogo de maneira controlada não se transforme em incêndios, e esse controle vem por meio de proibições do uso do fogo.
Redução do Material combustível:
Tem por finalidade reduzir a intensidade do fogo e dificultar a sua propagação, reduzindo a disponibilidade de combustível, podendo utilizar de meios químicos, mecânicos, queima controlada, atividade silvopastoril.
Construção e Manutenção de Aceiros

Cortina de Segurança:
São faixas de espécies vegetais menos inflamáveis, como as folhosas, para reduzir a propagação de possíveis incêndios, facilitando o combate;
Podem ser usadas plantas menos susceptíveis ao fogo ou que apresentem menor quantidade de biomassa na copa, em áreas de maior risco.
Construção de Açudes;
Bons pontos de captação de água e estradas;
Sistema de Alerta:
Integração entre detecção, comunicação, tomada de decisão e início do combate, para isso é necessário:
Bom sistema de detecção;
Boa coordenação;
Bom sistema de comunicação;
Brigada com alto nível de treinamento;
Preparo físico adequado;
Material de combate disponível (qualidade e quantidade);
Técnicas de Substituição do Uso do fogo:
Existe uma enorme necessidade de treinamento de produtores e comunidades em técnicas de substituição do uso do fogo, divulgando as alternativas técnicas de zoneamento ecológico e econômico (região mais propícia para implantar cada cultura), diversidade da
produção, consórcios agroflorestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário