quinta-feira, 7 de julho de 2011

Localização

Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de Unidade de Conservação, com o objetivo de conservar e proteger as riquezas naturais que estejam dentro de uma área ocupada pelo homem. 

O Rio São Bartolomeu é formado a partir da encontro dos Rios Pipiripau e Mestre D'Armas, que vem da parte mais alta de sobradinho e Planaltina, próximo a lagoa Joaquim Mederiso, e dão origem as águas da Estação Ecológica de Águas Emendadas. Considerado o maior do Distrito Federal possui cerca de 55 km de extensão e corta o DF, no sentido norte-sul. Foram formados na região vários condomínios, o que inviabilizou o projeto do Lago São Bartolomeu. 

A APA da bacia do rio São Bartolomeu, criada em 7 de novembro de 1983 pelo Decreto Federal nº 88.940, de é a maior do Distrito Federal e desempenha um importante papel de corredor de ligação entre a Estação Ecológica de Águas Emendadas, APA de Cafuringa, APA do Lago Paranoá e APA das bacias do Gama e Cabeça-de-Veado, reunindo todos os tipos de vegetação, desde o Cerradão até os Campos Rupestres e fauna nativa característica.

 A bacia do rio São Bartolomeu possui uma área de drenagem de cerca de 1500km², o que corresponde a 23% de todo o território do DF. Localiza-se imediatamente a leste da bacia do Lago Paranoá, que abriga o Plano Piloto de Brasília. Na verdade, a bacia do Lago Paranoá é uma sub bacia do Rio São Bartolomeu, pois a barragem do lago Paranóa alimenta o rio de mesmo nome e este é um dos principais tributários do Rio São Bartolomeu, depois segue pelo estado do Góis até a Bacia do Corumbá. No entando devido à importância político administrativa do Lago Paranoá ela é considerada uma unidade hidrográfica separada. Além da sub bacia do rio Paranoá, a APA engloba total ou parcialmente outros cinco rios: Piripau, Mestre d´armas, Sobradinho, Taboca e Papuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário