domingo, 10 de julho de 2011

Incêndios Florestais no Cerrado

O Cerrado ocupa quase 25% do território nacional, a fauno e a flora são muito ricas.


É considerado a caixa d'água do Brasil, poi aqui estão as nascentes de vários córregos que formam aguns grandes rios do País, como o São Francisco, o Tocantis e o Paraná.



 O Bioma Cerrado apresenta as seguintes fitofisionomias:
  • Cerrado (sensu stricto) -vegetação de árvores baixas (4 - 6 m de altura) espaçadas, com a presença de arbustos, semi-arbustos e gramíneas no substrato inferior;
  • Campo cerrado - árvores mais raras e maior freqüência de arbustos, gramíneas e herbáceas;
  • Campo sujo - presença de arbustos e dominância da camada herbáceo-graminosa;
  • Campo limpo - vegetação graminóide e herbácea abundantes, com altura de aproximadamente 1metro;
  • Mata de galeria (mata ciliar) - localiza-se geralmente nos fundos dos vales,com altura média do estrato arbóreo entre 20 e 30m, não apresentando caducifolia durante a seca; e
  • Veredas - a paisagem apresenta a palmeira arbórea buriti (Mauritia flexuosa) emergente em meio ao estrato arbóreo ou herbáceo homogêneo.



No Cerrado tem duas Estações Bem definidas durante o ano: uma bem chuvosa e outra muito seca. E é justamente durante a seca que ocorrem os mais riscos de perigo de incêndios, e as pessoas devem ter bastante cuidado.


Na Bacia do Rio São Bartolomeu, não é diferentes, pois está localizada no bioma Cerrado. No período de estiagem, estre os meses de maio a outubro, o clima favorece a propagação de incêndios florestais, pois o ar fica muito seco, com a umidade muito baixa, e a vegetação fica muito ressecada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário